sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Delicioso Sorvete sabor Torta de Limão



Para fazer no final de semana! Fiz ontem e ficou MARAVILHOSO. A receita é fácil. Mas uma dica fez toda a diferença: até que o sorvete fique na consistencia certa, misture-o a cada 2 horas. Você pode substituir por limões Sicilianos.


Sorvete de Torta de Limão

Curd de limão
50g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 ovos, ligeiramente batidos com um garfo
¼ xícara (60ml) de suco de limão
raspas da casca de 2 limões 1 xícara + ½ colher (sopa) (106g) de açúcar




Creme:
1 xícara + ½ colher (sopa) (106g) de açúcar
1 ¼ xícaras (300ml) de creme de leite fresco
1 xícara (240ml) de leite integral
4 gemas
100g de biscoitos maisena/Maria, em pedacinhos
Comece preparando a curd: misture a manteiga, os ovos, o suco e o açúcar numa panela média. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 5 minutos ou até que engrosse um pouquinho. Retire do fogo e passe por uma peneira diretamente para uma tigela refratária média* e acrescente as raspas de limão. Cubra com filme PVC colocando-o diretamente em contato com a curd, para evitar que uma película se forme na superfície. Leve à geladeira por 30 minutos ou até esfriar.




Junte o creme de leite e o leite numa panela média. Leve ao fogo médio até ferver, desligue o fogo e deixe esfriar por alguns minutos.
Numa tigela refratária média, bata as gemas e o açúcar até obter um creme espesso e claro, parecido com uma gemada. Aos poucos, vá acrescentando a mistura de leite e creme de leite, mexendo sempre. Volte tudo à panela e leve ao fogo baixo, novamente mexendo sempre, até o creme engrossar e, ao passar o dedo nas costas da colher, o rastro de creme fique firme, sem escorrer imediatamente. Não deixe o creme ferver. Transfira para uma tigela refratária média e deixe esfriar por 10 minutos.







Gradualmente, misture o creme à curd de limão, cubra e leve à geladeira por 2-3 horas. Transfira o sorvete para um pote hermético, misture os pedacinhos de bolacha e deixe no freezer até firmar, pelo menos 4 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário